Letramento Digital e Ensino Híbrido

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Ao longo do curso desenvolvemos um trabalho sobre letramento digital e ensino híbrido cujos tópicos estão listados a seguir:

1.       Otimização e organização do espaço escolar.
2.       Raciocínio Crítico
3.       Letramento Digital e Ensino Híbrido
4.       Choque das gerações
5.       Métodos de ensino
6.       Implementação
7.       Educação Infantil/Ensino fundamental
8.       Educação Especial/ Inclusão
9.       Rede Social: uma forte aliada da educação

Nas últimas aulas realizamos seminários expositivos onde cada aluno apresentou a parte que lhe coube do trabalho.
Minha apresentação foi sobre o uso das redes sociais na educação.
Eis as minhas considerações sobre o tema:

Geração das redes sociais.
A metade da década de 90 foi um marco que colocou a sociedade num caminho tecnológico sem volta, aqueles que se negam a acompanhar a evolução tecnológica estarão irremediavelmente estagnados.
Podemos ver que a geração Y ficou  conhecida como a geração da Internet e a Z como nativas digitais, estão muito familiarizadas com a internet, compartilhamento de arquivos, smartphones, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também por dispositivos móveis, estando assim extremamente conectadas.

Sala de aula virtual.
Acostumados com o universo dos chats de games online, a seguir  Youtubers que apresentam conteúdos de seu interesse e acompanhar pelas redes sociais todas as novidades sobre seus games, desenhos e personagens preferidos, ao se depararem com um professor que está ligado a essas tecnologias e as utiliza com naturalidade demonstram maior interesse no conteúdo apresentado

Sobre o uso das redes sociais na educação.
Não há como ignorar que nossas crianças já estão habituadas ao uso das tecnologias.
Sendo assim, o uso das redes sociais possibilita maior interação e atenção dos alunos, promovendo um aprendizado efetivo e de maior qualidade.

Contudo, os aparatos tecnológicos são apenas recursos para auxiliar no aprendizado, não fazem o trabalho por si só, é necessário que o docente domine o conteúdo, as metodologias de ensino bem como as ferramentas disponíveis atualmente.

Workshop de Iniciação Científica e Monografias (WICM)

segunda-feira, 14 de maio de 2018


Estivemos presente no Workshop de Iniciação Científica e Monografias (WICM), evento pertencente ao Congresso de Tecnologia e Sistemas de Informação (COTESI) realizado no dia 14 de Maio, pela área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Campus Votuporanga. Foram apresentados projetos de Iniciação Científica e de Monografias em execução (com resultados preliminares) e os concluídos.
Dos trabalhos apresentados o que mais me chamou a atenção foi uma plataforma que está sendo desenvolvida para que alunos ao realizarem tarefas no sistema tenham seus dados minerados de maneira que recebam como devolutivas propostas de jogos e atividades focadas nas áreas que apresentam dificuldades, sendo assim eles podem aprender “brincando” e o aproveitamento será muito maior.

Aula 6 - Pool Everywhere

segunda-feira, 30 de abril de 2018


Poll Everywhere é uma empresa privada com sede em São Francisco, Califórnia. A empresa, fundada em abril de 2007 trata-se de um serviço on-line para permite a criação de questionários cujas respostas são recebidas em tempo real durante palestras, esse conceito é conhecido como Audience response system (ARS), ou seja, Sistema de resposta de audiência cuja função é permitir que grandes grupos de pessoas votem em um tópico ou respondam a uma pergunta.
Por tratar-se de um aplicativo móvel,  o Poll Everywhere permite que audiências e salas de aula em mais de 100 países usem telefones celulares , tornando assim obsoletos dispositivos de hardware para respostas, conhecidos como clickers.
Ele permite que sejam criadas nuvens de tags com as palavras que mais apareceram durante a apresentação, assim o palestrante pode ter um feedback imediato e utilizá-lo para direcionar o foco da apresentação de maneira mais efetiva.
Conheça mais esse aplicativo para enriquecer suas apresentações acessando o site aqui.

Aula 5 - Coogle e Google Docs

segunda-feira, 23 de abril de 2018


O Coggle é um aplicativo freeware onde é possível criar mapas mentais na web.
Como outros softwares de mapeamento mental, o Coggle produz documentos estruturados hierarquicamente, como uma árvore de ramificação.
Isso contrasta com os editores colaborativos convencionais, como o Google Docs, que fornecem formatos de documentos lineares (documento de texto) ou tabulares (planilhas).
O Coggle suporta exportação para formatos PNG de imagem e vetor PDF e importação de contornos de texto simples.
Os Mapas Mentais e Mapas Conceituais são incríveis ferramentas para a apresentação de conceitos de maneira organizada e sucinta facilitando assim, a assimilação pelo aluno, podemos usá-los também para anotar aulas e palestras, ainda dá para aproveitarmos em brainstorms, para resumir conteúdos a serem estudados, organizar pensamentos, e indexar o máximo possível de informação sobre um tema numa única imagem.
Eles nada mais são do que "diagramas de fluxo de pensamento", que têm como objetivo organizar o pensamento de maneira visual, para facilitar o acesso à informação nele contida auxiliando na linha de raciocínio.
Para criar seus mapas mentais no Coogle é necessário criar um perfil para poder salvar suas criações, acesse o site nesse atalho e mãos à obra!



Além de criar um mapa mental no Coogle, fomos solicitados a desenvolver um trabalho sobre Letramento digital e Ensino Híbrido no Google Docs, os alunos que não tinha conta Google tiveram que criar uma, os que já tinham, forneceram o e-mail para que pudesse ser compartilhado com todos os envolvidos no projeto.
O Google Docs é um pacote de aplicativos do Google que funciona totalmente on-line diretamente no browser.
Seus aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e  claro o Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários.
Ele permite aos usuários criar e editar documentos online ao mesmo tempo colaborando em, além disso, é possível acessar todos os seus documentos compartilhados nele onde quer que estejamos desde que tenhamos acesso à internet.
Caso você ainda não utilize o Docs, não perca tempo, afinal é muito útil e prático, clique aqui para acessar.

Aula 4 - Utilizando o Hot Potatoes

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Na aula de hoje, foi nos apresentado o software canadense desenvolvido pela Half-Baked composto pelo pacote de 6 aplicativos para criação de atividades interativas.
É necessário baixar o programa e instar em seu computador.
O software tem sido utilizado para criação de atividades que após salvas podem ser exportadas em formato html para AVAS como o Moodle por exemplo, portanto trata-se de uma excelente ferramenta para EAD.

Os aplicativos são os seguintes:
  • JCloze– cria exercícios de preenchimento de lacunas.
  • JCross– cria exercícios de palavras cruzadas.
  • JMatch– cria exercícios de combinação de colunas (textos e/ou imagens).
  • JMix– cria exercícios de análise de sentenças.
  • JQuiz– cria exercícios de escolha múltipla.

É possível editar ainda que de maneira simples o layout das atividades, não é um freeware, mas pode ser utilizado gratuitamente para fins educacionais disponibilizando as atividades online.
Para utilizar basta fazer o download do Hot Potatoes, criar as atividades nos aplicativos, salvá-las para posteriores edições quando necessárias e criar um arquivo html para enviar à web.
Para baixar o software basta acessar esse link.
Existe um tutorial em português para facilitar a compreensão de como utilizá-lo, clique aqui e confira.

Aula 3 - Programação divertida com Scratch.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Programação para quem nunca teve contato com a linguagem parece ser um bicho de sete cabeças, enquanto nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra crianças até mesmo em idade pré escolar já têm programação como parte do currículo, no Brasil algumas escolas introduzem somente no fundamental 2 quando  existe no currículo a disciplina de informática.

E o Scratch desenvolvido pelo MIT especialmente para crianças acima de 8 anos, é a ferramenta queridinha dos professores já que apresenta a programação de uma maneira muito divertida não exigindo conhecimento prévio de outras linguagens de programação, com ele é possível criar animações, joguinhos e afins.
Sua utilização é muito intuitiva, pois utiliza uma interface cuja programação baseia-se em encaixar blocos semelhante ao que ocorre ao brincar com o já conhecido Lego.

Trata-se de uma ferramenta extremamente útil e prazerosa de utilizar tanto para crianças, como para adolescentes, jovens e adultos.
Para criar um perfil na plataforma e aventurar-se no divertido mundo da programação basta acessar esse link.


Aula 2 - Testando a plataforma Kahoot.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em salas de aula e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizagem, "kahoots", são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados via navegador da web.
Na aula de hoje, após criarmos o perfil na plataforma, criamos alguns "quizes", depois de compartilharmos entre os colegas jogamos um dos "quizes"  para testarmos.
A experiência foi muito divertida e pudemos perceber que se trata de uma ferramenta extremamente proveitosa para o ensino, contudo, infelizmente algumas escolas não possuem recursos como lousa digital, ou computadores para que o professor possa jogar com os alunos, nesse caso, o conceito utilizado na plataforma nos deu ideia de como criar joguinhos de perguntas e respostas usando os recursos disponíveis na escola como cartolina E.V.A.
O Kahoot é uma plataforma que disponibiliza gratuitamente ferramentas de criação de joguinhos se você não tem um perfil e deseja conhecer melhor clique aqui e divirta-se!

Aula 1 - Formação docente para uso de tecnologia em sala de aula.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Hoje foi o primeiro dia de aula do curso de formação docente para o uso de tecnologia em sala de aula no Instituto Federal Campus Votuporanga, embora eu já tenha certa afinidade com algumas ferramentas, fiquei surpresa ao ver quantas ferramentas estão disponíveis de forma gratuita que eu sequer tinha ouvido falar.
A professora Luciene Cavalcanti nos entregou um questionário para que pudéssemos ver quanto conhecemos do assunto e acredito que foi muito importante, afinal embora tenhamos alguma noção do uso de TIC na educação, trata-se de um campo vasto e extremamente dinâmico, dia após dia surgem novas ferramentas.
A partir de agora irei compartilhar nesse blog o progresso do curso e espero que as postagens sejam úteis para quem estiver acompanhando;
Até a próxima aula!